Logo

Sinagoga Espírita Nova Jerusalém

Fundada em 1916 por Antônio J. Trindade

Lucas

Daniel Quinto

Proferida em 05 de maio de 2018


Lucas Evangelista
Lucas Evangelista

Lucas é o terceiro evangelista que estamos estudando às quartas-feiras. E já estamos nos momentos finais de seu evangelho.

Assim, creio ser interessante que façamos uma reflexão sobre como foi criada a sua descrição da vida de Cristo.

Primeiramente um pouco de quem é este indivíduo: há pouquíssima referência sobre quem ele. Encontramos três citações de seu nome em três epístolas diferentes de Paulo. Não falando exatamente sobre ele, mas sim o saudando.

Lucas não conviveu com Cristo. Talvez não o tenha conhecido em vida. Acredita-se que ele era de Antióquia – hoje seria na Síria, e foi uma cidade importante na antiguidade por ser um dos principais centros da civilização helenística. Leia-se helenístico, a cultura grega. Tenha se convertido ao cristianismo no ano 40 e foi um dos seguidores de Paulo em suas viagens.

Ele era um homem culto, versado em literatura e formado em medicina onde estudou na própria Antióquia.

Esse refinamento é o que é encontrado em sua obra.

Ele escreve o evangelho em grego, sua escrita é corretíssima, demonstrando que ele era um bom conhecedor da língua. Em contraponto, Marcos que também em grego - escreve um texto áspero, impulsivo, cheio de vivacidade, cheio de expressões em aramaico e frequentemente com as palavras escritas incorretamente.

Lucas é detalhista, elegante, ele algumas vezes suprime dos fatos algo que possa chocar o leitor em comparação com os outros evangelhos.

E Lucas por não ter vivido com Cristo, fez uma grande pesquisa sobre sua vida. Juntou testemunhos e depoimentos em várias cidades até organizar todas essas informações e exibir de uma forma lógica e contínua.

Com isso, em relação aos outros evangelistas, algumas passagens acabam sendo contadas em lugares diferentes, ou incluídas outras distintas.

Lucas se dirige prioritariamente aos cristãos de fora da Terra Santa, em especial aos gregos. Já no prólogo ele afirma que o escreveu para que os seguidores de Jesus conhecessem melhor a sua revelação.

Acredita-se também que Lucas conviveu por um período com Maria mãe de Jesus. E neste aspecto ele é o evangelista que mais fala de Maria. E de um modo geral é o evangelista que mais fala das mulheres.

Tudo que conhecemos sobre o que aconteceu antes do nascimento de Cristo devemos a Lucas. Ele foi quem descreveu a anunciação, descreveu o nascimento de Jesus na manjedoura, falou das ovelhas e dos pastores, dos anjos que cantavam “hosanas”...

Essa fineza, essa delicadeza de Lucas é passada também na figura de Jesus, na maneira como ele o vê. Um Jesus sensível, misericordioso, assim como Deus é retratado como benevolente.


Bibliografia

  1. Lucas - Canção Nova
  2. São Lucas
  3. São Lucas Evangelista