Logo

Sinagoga Espírita Nova Jerusalém

Fundada em 1916 por Antônio J. Trindade

O Legado de Moisés

Daniel Quinto

Proferida em 09 de feveiro de 2019


Ninguém nega que Moisés foi a maior figura do Velho Testamento, junto com os grandes patriarcas do velho testamento.

Entretanto sua imagem é sempre associada à fuga dos judeus do Egito, da épica cena da abertura do mar para a fuga. E não devemos esquecer que o legado de Moisés é muito maior que apenas tirar os judeus do cativeiro.

O primeiro legado que Moisés nos dá é dar uma identidade ao povo judeu. A identidade é dada por meio da sua cultura, dos usos e costumes, da sua língua e dos seus valores. Isso foi tão importante que mesmo séculos depois na diáspora, quando os judeus foram espalhados por toda a Terra, essa identidade continuou intacta, que fez com que eles continuassem sendo judeus em terras estranhas.

Sabemos que os judeus estavam “misturados” aos egípcios; se não tivesse tido a intervenção do Alto, em algumas décadas talvez não tivéssemos mais tido o povo judeu, porque depois de séculos vivendo ali junto aos egípcios, de geração em geração foram absorvendo uma nova cultura e enfraquecendo a cultura dos antigos patriarcas.

Moisés que era judeu, criado pela princesa egípcia, estava foragido, numa vida nômade apascentando o rebanho do seu sogro Jetro, na região de Midiã, próximo a cadeia de montanhas de Horebe.

Em Êxodo, Capítulo 3 temos:

6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

Assim, agora completaremos o conjunto da identidade dos judeus: eles precisavam de uma terra para poder viverem e existirem, não mais uma terra compartilhada.

Então, agora em Moisés, Deus estará cumprindo a promessa antiga feita à Abraão, à Isaque a e Jacó: de que os judeus finalmente cresceriam e teriam uma descendência tão grande como as estrelas dos céu ou a areia do praia.

A primeira lição dada com a história de Moises: se não somos livres, se não somos donos das nossas decisões, não podemos ser julgados e não haverá progresso.

A próxima lição que tiramos é que vieram as tábuas das leis. O decálogo dado a Moisés por Deus é semelhante para nós à Constituição, a lei primeira, a lei maior, de onde tudo deveria ser derivado. Mas estas eram as leis de Deus, eram necessárias ainda as leis dos homens.

E nisso Moisés se mostrou o maior legislador. Os livros de Números e Deuteronômios são regulamentações cíveis e criminal. Nos dias de hoje seriam o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código Penal e o código de processo penal; sem contar outros códigos mais específicos como Código tributário, código de defesa do consumidor, Código Comercial etc.

Alguns exemplos:

Código Civil

Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou. Deuteronômio 24:5

Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor. Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste, te trará fora o penhor. Deuteronômio 24:10,11

Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas. No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.Deuteronômio 24:14,15

Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás. Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir. Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Deuteronômio 22:1-4

Código penal

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança. Deuteronômio 21:22,23

Mas se houver morte, então darás vida por vida,Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente. Êxodo 21:23-27

Código tributário

A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir. Deuteronômio 23:19,20

O Livro de Levítico são as instruções para os Sacerdotes. Sabemos que os sacerdotes eram da tribo de Levi, então Levíticos é o livro dirigido à eles. Como eram feitas as cerimônias e como certos assuntos da comunidade eram tratados. Os sacerdotes daquela época eram os conselheiros, os juízes, os médicos – tinham muitas atribuições.

E foi assim que Moisés tornou a série de regras morais que os Judeus tinham em uma codificação em forma de lei. Deste modo, aquele grupo de pessoas deixou de ser apenas um em ajuntamento para ser uma comunidade. Eles tinham as regras de como se portar em casa, em grupo com os judeus, junto com os estrangeiros e principalmente tinham as regras de como se portar com Deus.

Deste modo se formou cidadãos judeus e construíram uma identidade, que os distinguia de todos os outros povos.

As obras de Moisés estão presentes conosco até hoje. Ele foi o grande profeta, grande pastor, grande legislador e principalmente grande seguidor da vontade de Deus.


Bibliografia

  1. O legado de Moisés
  2. O legado de Moisés